Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Scanner de mão

Aplicativos de digitalização de documentos para celular

Publicado por Yuri Marques
há 6 anos

Nos tempos atuais, é cada mais imprescindível que documentos e arquivos importantes estejam sempre ao alcance das mãos, seja onde você estiver.

Às vezes, precisamos enviar um documento digitalizado para dar prosseguimento em alguma negociação, para análise, atender à uma diligência ou mesmo fechar um procedimento que esteja pendente de confirmação de documentos pessoais, contratos assinados, procurações, etc.

A dica de hoje traz duas sugestões de aplicativos que permitem digitalizar documentos diretamente do seu smartphone, seja iOS ou Android.

1. Adobe Scan

O Adobe Scan é um aplicativo de digitalização, que utiliza a câmara do celular ou arquivos já salvos no aparelho. Ele tira a foto, remove as bordas para planificar o documento em 2D e aplica correções de luminosidade.

O aplicativo não é inteiramente gratuito. Na versão gratuita, ele estabelece um limite de páginas por arquivo. Isso, entretanto, não impede que você possa digitalizar a maioria dos documentos.

Além disso, ele realiza reconhecimento automático de texto (OCR) e faz upload para o Adobe Cloud, permitindo que você possa acessar o arquivo no computador através da sua conta Adobe.

Também é possível compartilhar o arquivo em PDF ou por meio de link com outras pessoas (e-mail, WhatsApp, SMS etc.).

A vantagem desse aplicativo em relação à segunda dica é que ele não insere aquela marca d’água chata que algumas versões de aplicativos fazem questão de pôr nos documentos. Quem nunca viu, por exemplo, processos digitais com a marca d’água “CamScanner” na borda inferior que atire a primeira pedra.

Link para aparelhos Android.

Link para aparelhos iOS.

2. CamScanner

Esse aplicativo foi o pioneiro na digitalização de arquivos através de mobile. A qualidade das digitalizações continua a ser excelente. Além disso, o aplicativo permite compartilhar os arquivos digitalizados tanto em PDF quanto em JPG.

Nesse último formado (JPG), sem marca d’água “by CamScanner”, portanto, se pretende enviar cópia de um documento pessoal, como RG, CPF ou CNH, que tem apenas uma página, dá para evitar a marca d’água usando o formato JPG ou mesmo a primeira indicação (Adobe Scan).

Já que falamos da desvantagem em relação ao Adobe Scan, uma vantagem em relação a esse aplicativo é que a versão gratuita do CamScanner, embora insira a marca d’água, não impõe limite de páginas por arquivos, então você pode digitalizar à vontade as fotos daquele processo físico no balcão do fórum ou mesmo aquele caderno com anotações de aula, sem se preocupar em ficar dividindo os arquivos.

Link para aparelhos Android.

Link para aparelhos iOS.

Assim, não temos mais aquela desculpa de estar ausente do escritório ou fora de casa para mandar um documento por e-mail, não é mesmo? Dá para aproveitar o percurso do Uber, do ônibus, do táxi ou o tempo do cafezinho para adiantar essas atividades rotineiras, mas que nos tomam tempo quando acumuladas. Até a próxima!

  • Publicações12
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações951
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/scanner-de-mao/636667421

Informações relacionadas

Fellipe Duarte, Advogado
Artigoshá 3 anos

Como autenticar documentos digitais no cartório?

Walther Afonso Silva, Advogado
Artigosano passado

O sistema carcerário brasileiro: desafios e soluções para a reabilitação e ressocialização dos detentos

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom o tema acima! Já fiz o teste nos app! continuar lendo